Como funciona o template
Processamento de arquivos
O ByteGPT detecta automaticamente o tipo de mensagem. Quando há arquivos como stickers, áudios ou imagens, ela é encaminhada para um webhook do ChatGPT. O Salesbot aplica um prompt pré-configurado (altere como preferir) para interpretar o conteúdo e, em seguida, o resultado é enviado para o webhook do Assistente. Esse assistente está integrado ao provedor escolhido, como Dify, OpenAI ou Chatbase.
Processamento de mensagens
As mensagens de texto seguem um fluxo diferente dentro do Salesbot. Para proporcionar um funcionamento semelhante à versão 1 dos templates do ByteGPT, foi incorporado um concatenador de mensagens e um prompt de intenção.
Antes de encaminhar a mensagem ao Assistente, o Salesbot utiliza o prompt de intenção para identificar informações relevantes. Essa verificação ocorre via webhook do ChatGPT, que analisa a mensagem e classifica-a dentro de categorias pré-definidas, como:
- #Atendente – Solicitação para falar com um humano
- #Reunião – Interesse em agendar uma reunião
- #Saudação – Mensagens iniciais como "Olá" ou "Bom dia"
- #Geral – Outros tipos de interação
Esse template está utilizando apenas a categoria #Atendente para redirecionar o fluxo. Quando o ChatGPT detecta essa opção, o Salesbot interrompe seu funcionamento. Isso é feito por meio de uma condicional que verifica se o retorno do ByteGPT é exatamente #Atendente. Caso contrário, o fluxo continua normalmente.
Se o ChatGPT identificar outra opção dentro do prompt de intenção, a mensagem original do cliente é enviada ao webhook do Assistente. O Assistente, por sua vez, acessa a IA configurada pelo usuário e responde de acordo com as instruções personalizadas.
Como fazer
As alterações serão feitas após a etapa que recebemos a mensagem do cliente.
Passo 1: Concatenador de mensagens
Para adicionar o concatenador de mensagens, adicionaremos duas etapas. Será uma pausa e uma etapa para definir campo.

Pausa: Espera por uma nova mensagem, se não receber nada em até 20 segundos, avança para a próxima etapa.
Definir campo: Concatena o campo ByetGPT+ | Message Received com a última mensagem do cliente.
Essas etapas serão conectadas da seguinte forma:



Passo 2: Prompt de intenção
O prompt de intenção é uma etapa de definição de campo, nele, passaremos instruções para o ChatGPT entender o que fazer com a mensagem do cliente.
Podemos alterar esse prompt e adicionar opções conforme desejarmos.

Esse campo será conectado na pausa, do passo anterior.


Passo 3: Requisição para o ChatGPT
Após definir o prompt, faremos uma requisição para o ChatGPT. Nesse momento, podemos copiar algumas etapas que já existem no nosso salesbot, indicadas na imagem abaixo:

Copiaremos quatro etapas, Webhook ChatGPT, Condição de controle da API, Pausa de controle e o Definir Campo. Com exeção do webhook, todas as outras etapas são de controle.
Essas etapas serão conectadas da seguinte maneira:






Passo 4: Etapa condicional
Após o Webhook do ChatGPT e os campos de controle da API do ByteGPT, vamos adicionar uma condicional para verificar o retorno do ChatGPT.
Nesse exemplo, vamos identificar se o cliente deseja falar com um atendente humano.
Na condicional, poderemos adicionar outros exemplos que colocamos no prompt de intenção.


Agora, é onde será criado um desvio no fluxo, caso o cliente deseja falar com um humano.


Caso essa condição não seja atendida, vamos definir o campo ByteGPT + | Prompt com a mensagem do cliente e enviar para o webhook do assistente.


Depois disso, o salesbot segue o fluxo normalmente, sem alterações, até a resposta.

